Plano Pessoa Física, Coletivo por Adesão ou Coletivo Empresarial? Qual eu posso contratar e qual é a melhor alternativa?
Uma das principais dúvidas quando procuramos um consultor para cotar um plano de saúde é ter a certeza de qual seria a melhor opção de contratação. É nessa hora que precisamos estar bem informados para não cairmos em pegadinhas e nem negligência de informação.
Tem CNPJ (MEI, EIRELI, LTDA, ME) ou é empresário individual?
Se você tem um CNPJ, ou é funcionário de alguma empresa, e tem mais um dependente para incluir, é possível solicitar uma cotação do plano de saúde empresarial. Nesta modalidade existem subdivisões de contratos: 2 a 29 vidas, 30 a 99 vidas e a partir de 100 vidas. Os preços são mais atrativos e as ofertas de planos mais abrangentes. A partir de 30 vidas não existe aplicação de carência, mas é importante ficar atento à modalidade de 2 a 29 vidas, pois a ANS permite que sejam aplicadas. Geralmente o mercado faz o aproveitamento de tempo de carência contratual, mas se houver incidência de carência pré-existente ou parto em andamento, é preciso ficar atento e checar com detalhes a informação. Ficou com dúvida em relação às carências? Interaja conosco ou aguarde nossa próxima dica.
Os reajustes são aplicados por livre negociação entre as partes, mas para empresas até 99 vidas, seguem a cartilha da ANS que determina uma regra para controle mais eficaz. A partir de 100 vidas, não existem regras definidas pela ANS, mas dispositivos de controle e a atuação de uma consultoria/corretor agem para controle do reajuste. Este é mais um caso que falaremos especificamente em outros posts.
Não tem CNPJ?
Se você não possui CNPJ os únicos contratos disponíveis para comercialização são: Pessoa Física e Adesão. Mas você sabe qual é a diferença básica?
*PESSOA FÍSICA: Os contratos individuais ou familiares estão cada vez mais escassos no mercado, pois são os mais regulados pela ANS e tem o seu reajuste controlado pela ANS. Este ano, por exemplo, ficou fixado em 10%. No mercado do município do Rio de Janeiro as únicas operadoras que oferecem planos de pessoa física completos são: Unimed-Rio e Assim. Não existe limitação de idade para contratação e nem possibilidade de cancelamento por parte da operadora.
*ADESÃO: Embora você consiga comprar este plano sem CNPJ, utilizando o seu CPF, você está ingressando, muitas vezes sem saber, numa apólice de plano empresa. Este plano, comercializado através de Administradoras de Benefícios, criam um vínculo com você através de alguma entidade de classe, seja associação, sindicato, classes profissionais, etc. O risco é: Como o plano empresarial é de livre negociação entre as partes, administradora x operadora, seus reajustes são os mais altos do mercado e podem ser cancelados a qualquer momento. O lado positivo é a diversidade de ofertas de planos, onde algumas vezes você encontre nestes prestadores médicos (Hospitais, Clínicas, Laboratórios, etc) que não estejam na rede de atendimento das ofertas dos planos individuais/familiares.
A principal dica é que você sempre procure um consultor de benefícios e não um vendedor de plano de saúde.
Em caso de dúvidas, acesse a página da Agência Nacional de Saúde Suplementar: www.ans.gov.br